Fazenda Taquarí, lançado no ano de 1969 e regravado em 1970, foi o último Disco de Clemilda pela RCA Victor, gravadora que iniciou sua carreira solo, quando Clemilda grava seu primeiro LP, “Gerson Filho Apresenta Clemilda” em 1967, foi portanto, aí, que tudo começou quando em 1965 fez sua estreia como cantora tendo uma participação especial no disco “É Pra Valer” de Gerson Filho e desde então nunca mais parou de cantar.
Este é o terceiro LP de Clemilda que neste momento já consolidava seu nome como a Rainha do Forró, pois ninguém mais duvidava das suas qualidades seja como cantora ou compositora. Em Fazenda Taquari se percebe a influência de Gerson que compõe 7 das 12 faixas do presente trabalho, como a música título do disco. Clemilda canta ainda parceiros como Guriatã de Coqueiro em “Pagode Alagoano”, Juvenal Lopes na faixa “Piu, Piu, Piu; Severino Ramos e Jacy Santos em Coco no Xém–êm-êm”, ou ainda de Tororó do Rojão em parceria Gerson Filho “Coco no Tabuleiro”.
Este é um daqueles discos para que gosta do legitimo pé de serra, e na realidade é imprescindível, pois tanto a qualidade das composições, bem como dos arranjos e regência de Gerson Filho nos permite dizer sem sobra de dúvida que este LP traz todo o lado brejeiro da alma nordestina a exemplo de Fazenda Taquari, que dá nome ao disco, ou ainda, em “Terra Vermelha”, onde o artista expressa a saudade do sertão e a esperança que a chuva caia para manter a vida e o sertanejo na terra amada.
Clemilda – Fazenda Taquari
RCA – 1969 – CALB – 5244
- Fazenda Taquari (Gerson Filho)
- Fogueira Clariou (Justino Sales)
- Piu piu (Juvenal Lopes)
- Dance Mais Eu (Justino Sales – Gerson Filho)
- Siricora (Gerson Filho)
- Venha Cá e Fique Lá (Gerson Filho)
- Pagode Alagoano (Guriatã de Coqueiro)
- Coco no Xém–êm-êm (Severino Ramos – Jacy Santos)
- Côco no Tabuleiro (Tororó do Rojão – Gerson Filho)
- Onde Quer Que eu Beije (Gerson Filho)
- De varanda Arrodeiá (Gerson Filho)
- Terra Vermelha (Gerson Filho)
Para baixar esse LP. Clique aqui.
Comentários sobre o post