O Museu da Imagem e do Som – MISA, nessa quarta-feira, dia 19 de outubro de 2022, abriu suas portas para a exposição fotográfica denominada “Representações da Cultura Popular, sob o olhar de Karol Lessa”, que representa uma imersão na cultura alagoana e na arte da fotografia, na qual Karol Lessa retrata diversos momentos representativos da cultura popular alagoana e nordestina, a exemplo do forró, dos folguedos, dos bonecos de mamulengo e das manifestações carnavalescas. Ao abrir a exposição Karol falou sobre a homenagem que esta fazendo, nessa exposição, ao Prof. José Acioli, brutalmente assassinado, em setembro de 2021, expondo algumas fotos que fez em seu atelier, como forma de agradece-lo, pelo incentivo e apoio, quando foi seu professor na Universidade Federal de Alagoas -UFAL.
O evento, que foi embalado pelos ritmos do forró, teve o comando musical sob a liderança de Toninho Copacabana, que veio de Penedo, com seu trio de Forró, compartilhar desse momento, que teve a participação de deveras personalidades representativas da cultura alagoana, a exemplo do Produtor Cultural e Ex Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC, Vinicius Palmeira, do ator Chico de Assis, do ator jornalista. Ex Secretario de Cultura de Alagoas e atual Diretor do MISA, Paulo Poeta; do Ex- Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e do Deputado Federal Paulão.
Contou também com a presença do cantor e compositor Junior Almeida, além de diversos compositores, músicos e intérpretes do forró e suas matrizes, a exemplo de Gil Neves, Gizeldo, líder dos Abanos do Forró, Minhocão do Forró, Zuino, Fineza, Agrício do Acordeon, Tonho da Real, Bille do Forró, Beto Melodia, Zé do Forró, Vicente de Paula, Zé de Princesa, Josenildo, Lula Sabiá, Wellington da Anunciação e Prof. Whochignton da Anunciação, ambos da Bandinha de Pífano Fulô da Chica Boa, Irineu Nicácio, Mestre Gama, entre outros, além de familiares, muitos amigos e admiradores dessa jovem e talentosa fotógrafa. Conforme José Lessa expressou em seu discurso, na abertura da exposição, Karol a cada dia busca o aperfeiçoamento de sua arte, ao tempo em que também se afirma, cada vez mais, como profissional.
A exposição, “Representações da Cultura Popular, sob o olhar de Karol Lessa”, oportuniza ao visitante mergulhar em um cenário que envolve, através dos registros fotográficos, representações de diversos segmentos e formas de manifestações da arte e da cultura popular, como música, dança e outros elementos que unificam esta pluralidade, tornando-se assim, importantes registros.
A exposição permanecerá no MISA, até o dia 11 de novembro, de segunda-feira à sexta-feira, sempre no horário das 08h às 16h. Osagendamentos podem ser feitos com Mikaelly, pelo celular 9 8892-1244.
Comentários sobre o post