Ibeji é filha do ex-governador de Alagoas Luiz de França Albuquerque, nasceu na Fazenda São Luiz (Hoje UFAL, Universidade Federal de Alagoas, curso de Agronomia) na Cidade de Viçosa também conhecida no passado com a Athenas Alagoano, terra do Folclore e de grandes nomes da nossa cultura como Teotônio Vilela, Théo Brandão, Otávio Brandão, das irmãs Ibeji e de Ibeji. O General Luiz de França era revolucionário e participou dos movimentos revolucionários de 1922 a 1930.
Cantora e compositora de muito talento ela grava de sua autoria em parceria com Claudio Camargo a composição “Padre Cícero” Ibeji era muito mística. Seu nome era Maria, contudo adotou Ibeji é o orixá jeje-nagô dos gêmeo.
Outra composição que merece ser ouvida é “Hoje eu Quero” composição em parceria com Wanderley Martins que inclusive é o titulo do presente LP.
Os arranjos e regência da sanfona é do genial Enauro do Acordeon que já foi considerado como um dos gênios da música brasileira e infelizmente vive tocando nas Ruas da Liberdade e Praça da Sé em São Paulo. Enauro nasceu em Lagoa da Canoa e entres as pessoas que trabalharam com ele destaca-se: Dominguinhos e Anastácia, João do Pife, Genival Lacerda, Coronel Ludugero, Joci Batista, Chico Santos entre outros.
Ibeji é divindade gêmea da vida, protetor dos gêmeos na mitologia iorubá, identificado no jogo do merindilogum pelos odus ejiocô e Icá. Dá-se o nome de Taiwo ao primeiro gêmeo e o de Kehinde ao último. Os iorubás acreditam que era Kehinde quem mandava Taiwo supervisionar o mundo, donde a hipótese de ser aquele o irmão mais velho.
Ibeji – No Forró Hoje eu Quero
Chororó – 1988
- Padre Cícero (Cláudio Camargo – Ibeji
- Canto do Sabiá (Cris)
- Gogó da Ema Ibeji
- Hoje eu Quero (Vanderlei Martins – Ibeji)
- Balão Mensageiro (Chico Nunes – Ibeji – Júlio Reis)
- Pregão (Ibeji – Wanderlei Martins)
- Anel de Ouro (Ibeji – Wanderlei Martins)
- Cidade Veneza (Henauro)
- Forró do Bom (Ibeji – Júlio Reis)
- Aconchego (Cris)
- Coração Apaixonado (João Caetano)
- Fogo do Amor (Viannez)
Para baixar este LP. Clique aqui.
Comentários sobre o post