De acordo com a Carta do Folclore Brasileiro, Folclore “é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.” (Anais VIII Congresso Brasileiro de Folclore, Salvador, 1995). De modo amplo pode-se dizer que o folclore representa “saber do povo”, a ideia de folclore designa muito simplesmente as formas de conhecimento expressas nas criações culturais dos diversos grupos de uma sociedade; de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social.
Foto: Karol Lessa
O dia Nacional do Folclore, é fruto do decreto decreto 56.747, do então Presidente da República, Marechal Castello Branco, que em 1965 que oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, que deve ser comemorado e reverenciado pela importância do folclore e sua preservação como manifestações que refletem e salvaguardam a identidade de um povo. No Brasil, a tradição folclórica varia de acordo com cada região do país.
Foto: Karol Lessa
Em Alagoas festeja-se diversas manifestações folclóricas, a exemplo do Pastoril, do Bumba meu Boi, Quadrilhas Juninas, Coco de Roda, Guerreiro, entre outras manifestações folclóricas que precisam ser preservadas, pois simbolizam a identidade cultural dos alagoanos.
Viva 22 de Agosto, dia Nacional do Folclore !
Nossas reverências a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas – ASFOPAL e à todos os mestres e brincantes, pela passagem desse dia tão importante!
Comentários sobre o post