Rosiane e Dr. Cleber Costa. Foto Karol Lessa. (forroalagoano.com.br)
Essa entrevista foi realizada, no dia 03 de outubro, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e Maceió – SEMCE com Dr. Cleber Costa. médico e também vereador, pelo Município de Maceió, que está a frente da recém criada Secretaria, a quem agradecemos, pela atenção em receber o site forroalagoano.com.br. para essa conversa informal e prazerosa que postei aqui de forma sucinta, mas que poderá ser vista integralmente no canal Forro Alagoano, aqui mesmo no site.
Rosiane (forroalagoano.com.br). De início quer agradecer senhor ter disponibilizado seu preciso tempo, estou vendo a sala cheira , para conversar um pouquinho para o site. porque essa sua secretaria, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa é nova , mas a Secretaria Municipal de Cultura já existiu, mas em 1995 foi extinta e foi criada a Fundação Municipal de Ação Cultural. e de lá pra cá todo mundo que mexe com cultura aqui, os fazedores de cultura, produtores só temos referencia com a Fundação, nossa cabeça sempre esteve voltada para a Fundação , porque era a Fundação que fazia as políticas públicas e executava. Então a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, para nova geração é uma novidade, o pessoal mais novo, não conheceu a Secretaria Municipal de Cultura, em 1995, quando ela existiu. Então Dr. Cleber, para quem não conhece, é médico, cirurgião cardiovascular, mas enveredou para política, certamente na busca, até, de dar uma contribuição melhor a esse setor, que é problemático, e o senhor pegou agora um outro problema, que é uma secretaria que não tem nem orçamento, porque não existia. Dá pra ver que o senhor gosta de assanhar o formigueiro.
Dr. Cleber Costa: Não tenha dúvida. Primeiro um esclarecimento, porque eu enveredei na política, mas não larguei a medicina. Eu costumo dizer para os amigos que a medicina é a minha cachaça, isso aqui é mais um trabalho paralelo que agente exerce porque agente gosta. Política institucional nos sempre fizemos, eu fui do Conselho Regional de Medicina uns vinte e poucos anos. Na Sociedade Regional de Medicina fui Presidente, daquela Sociedade, por 04 mandatos e lá, já brigávamos muito pela categoria, aí surgiu a oportunidade de enveredar na política, aí é aquela história, o cavalo passa selado, aí você tem que entender o momento , eu aproveitei e de repente eu estou aqui vereador e, no momento, Secretário de Cultura. Desafio sim, porque agente esta enveredando numa coisa que é fora da saúde né, mas a boa vontade da gente conhecer o movimento cultural e transformar esse movimento cultural, dando a ele a pujança e a importância que grupo merece, agente tá observando as queixas que o grupo sente, não é de agora, é de muito tempo, as dores que todo mundo refere, não digo pela falta de atenção , mas pela atenção não proporcional a importância do grupo, que é essa atividade que agente tá tentando fomentar […]
Entrevista na integra no canal do Forro Alagoano e no YouTube forroalagoano
Comentários sobre o post