Faleceu, nesse sábado, dia 27 de agosto de 2022, no Hospital São Lucas, no Estado de São Paulo, aos 103 anos de idade, Sebastião Clarindo Biano, um dos fundadores da Banda de Pífano de Caruaru. O sepultamento foi nesse domingo, 28 de agosto de 2022, no Município de Suzano, também no Estado de São Paulo.
Sebastião Biano, era o último membro, vivo, da formação original da Banda de Pífano de Caruaru, grupo musical que surgiu em 1924, sob a liderança de seu pai, Manuel Clarindo Biano, no Município de Mata Grande, no Estado de Alagoas. Em 1926 tocou para Lampião, em Tacaratu, Município do Estado de Pernambuco.
A Banda de Pífano de Caruaru, lançou seu primeiro LP na década de 1960 e influenciou importantes movimentos da música brasileira, a exemplo da Tropicália e do Manguebeat. A contribuição que a Banda de Pífano de Caruaru prestou à música brasileiro lhe rendeu prêmios nacionais e internacionais, a exemplo do Grammy Latino, em 2004, na categoria Melhor Grupo Regional de Raiz, com o disco Banda de Pífanos de Caruaru: No Século XXI. Um ano depois, com o mesmo álbum, recebeu o Prêmio TIM de Música de Melhor Grupo na categoria regional. Em 2006, o grupo foi condecorado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a medalha de Ordem do Mérito Cultural.
A cultura nordestina e brasileira esta de luto!
Nossos sentimentos de pesar à todos os admiradores, amigos e familiares de Sebastião Biano e da Banda de Pífano de Caruaru.
Comentários sobre o post