Está é para alguns admiradores de Gerson Filho a fase mais importante de sua consagrada carreia. Nesta fase ele continua gravando até 1964 em 78 RPM, LPs e Compactos todas as mídias da época. Outro fato importante é a seleção musical, com composições de sua autoria ou com parceiro como Tonico e Tinico, Otávio Babo Filho, primo de Lamartine e autor do clássico natalino “Sapatinho de Natal”. Otávio era ainda um renomado advogado no Rio de Janeiro.
Neste LP Gerson não esquece duas cidades muito importante em sua vida Penedo, onde nasceu, e Propriá, terra do Prefeito Forrozeiro Pedro Chaves, do compadre Bodega e Dona Lalu, esta composição foi em parceria com Aguiar Filho, com quem compôs Quadrilha Brasileira. Xodó de Sanfoneiro foi gravada também por Jackson do Pandeiro com letra que foi assinada por João Silva.
Gerson Filho gravou neste LP, Forró, Xote, Baião, Arrasta pé, Rancheira, Calango, Marcha, Guarânia, e o Bolero Figura de Mulher, em parceria com J. Variol. Gerson ganhou dois discos de ouro. Poucos foram os solista que receberam premiação com disco de Ouro. Todos os arranjos são de sua autoria bem como a regência da sanfona de 8 baixos.
Gerson Filho – Xodó de Sanfoneiro
RCA – 1960
- Xodó de sanfoneiro (Gerson Filho)
- Segure a saia (Gerson Filho – Tonico e Tinoco)
- Respingadinho (Gerson Filho e Otávio Filho)
- Madrugada. (Irmãos Orlando – Gerson Filho)
- Tengo Tengo (Benedino Silva)
- Sai da frente (Otávio Filho)
- Vem cá (João Barone)
- De Penedo a Propriá (Gerson Filho – Aguiar Filho).
- Figura de Mulher (J. Varriol – Gerson Filho)
- Irmãos Gêmeos (Miguel Lima – Aguiar Filho)
- Teimoso (Otávio Filho)
- Forró em Jaguaribe (Otávio Filho)
Para baixar este LP. Clique aqui
Comentários sobre o post