Dando continuidade ao trabalho de resgate e difusão do forró e suas matrizes, xote, xaxado, coco, arrasta-pé e baião, a Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL, levou a praia de Ponta Verde, o som da tradicional Sanfona de 8 Baixos, um dos mais importantes elementos do forró, haja vista que esse instrumento de afinação bem peculiar, é um dos instrumentos responsáveis pelo surgimento da cultura do forró e consolidação do ritmo no Nordeste brasileiro. Contudo, em decorrência da dificuldade de execução do, também chamado, Fole de oito baixos, somado ao aparecimento de outros instrumentos que oferecem ao músico maiores possibilidades rítmicas, esse instrumento musical vem enfrentando um processo de extinção, que precisa ser detido. Sendo assim a valorização dos músicos que executam o fole de 8 baixos é extremamente importante e necessária.
Teimosinho dos 8 Baixos. Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
Em Alagoas ainda resistem muitos sanfoneiros de 8 Baixos, um deles é o Senhor José Augusto Alves Bruno, popularmente conhecido como Teimosinho dos 8 Baixos, grande sanfoneiro, que nesse domingo, 18 de setembro, deu um verdadeiro show, mostrando a potencialidade rítmica e especial da Sanfona de 8 Baixos.
Pindorama do Acordeon. Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
Outro artista que também esteve ´presente foi Pindorama do Acordeon, alagoano do Município de Coruripe, Pindorama traz em seu currículo o privilégio de ter sido sanfoneiro de Mestre Zinho, uma das maiores referências do forró de raiz, no Brasil e no Mundo.
José Lessa. Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
Para José Lessa, Presidente da ASFORRAL, essa é uma atividade, cultural e pedagógica, que vem sendo realizada nas, escolas, nas comunidades e nos espaços públicos da cidade, vem defesa do forró e suas salvaguardas, a exemplo da sanfona de 8 Baixos .
Comentários sobre o post