Desfile do Bloco Forroalagoano, no dia 12/02/23(Foto: Karol Lessa. forroalagoano.com.br
O Bloco Forroalagono, que contou com o apoio cultural da Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC, através de Edital de Chamada Pública, para credenciamento de Blocos Carnavalescos, desfilou, pela segunda vez, nesse carnaval, de 2023, arrastando uma multidão de foliões, no último sábado, 12 de fevereiro, encerrando o desfile dos Blocos carnavalescos, nas prévias do carnaval de Maceió, ao som de muito frevo sanfonado.
É o Forró e o Frevo na avenida, duas das maiores manifestações da cultura popular brasileira, coisa para turista ficar de queijo caído, com tamanha ritmia, nesse caso sob o camando de três grandes sanfoneiros, Xameguinho do Acordeon, Zé de Princesa e Leo de Chã Preta, verdadeiros mestres na harmonia da sanfona, acompanhados de músicos de melhor qualidade.
Da esquerda p/ direita. Dedé de Alagoas (cantor). Cau Bass (baixista) Lú Tenório (cantora) e Caboré (cantor)Foto Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
O vocal do Bloco Forroalagoano, ficou a cargo de Caboré, Dedé de Alagoas e Lú Tenório, uma voz feminina levando o forró para a multidão que encheu a avenida, orgulho para Alagoas, terra de Clemilda, eterna Rainha do Forró.
Desfile do Bloco Forroalagoano, no dia 12/02/23(Foto: Karol Lessa. forroalagoano.com.br
Para José Lessa, editor do site forroalagoano.com.br, o Bloco Forroalagoano, que nesse Carnaval prestou uma bela e justa homenagem ao radialista e publicitário Arnaldo Costa, é mais uma oportunidade para turistas e alagoanos, do interior do Estado, em visita a capital, curtirem, com muita paz e alegria, essa mistura maravilhosa, forró e frevo, pois o frevo nasceu do arrasta-pé, que é um dos ritmos que compõe as matrizes do forró, além de ser também, mais uma oportunidade de trabalho para os músicos forrozeiros, que precisam sobreviver de sua arte, durante o ano inteiro e não apenas no período dos festejos juninos.
Foto 01: Maria Creuza, viuva de Arnaldo Costa,e e sua filha Karla Costa; Foto 02: José Lessa, Maria Creuza e Sandoval do Forró. Foto Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
No próximo domingo, 19 de fevereiro, domingo de carnaval, o forró volta à Avenida, desfilando na orla entre Pajuçara e Ponta Verde com o Bloco “Forrozeiros na Folia,” com toda sua originalidade, que levará para Avenida muita alegria e cultura popular, prestando uma homenagem a Jararaca, alagoano, de Maceió, autor de “Mamãe eu Quero”, marchinha carnavalesca mais tocada em todos os carnavais, desde 1937, quando foi gravada, pela primeira vez.
Comentários sobre o post