Em 1965, o então presidente da República, marechal Castello Branco, por meio do decreto 56.747, oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore,. Mas você sabe por que é tão importante comemorar e preservar essa data? Sabemos que a cultura engloba tanto a linguagem com que as pessoas se comunicam, contam suas histórias, fazem seus poemas, quanto a forma como constroem suas casas, preparam seus alimentos, suas crenças, suas rezam, a forma como fazem suas festas, seus valores, seus saberes e fazeres que são transmitidos de geração para geração.
Nesse contexto, conforme o folclorista e pesquisador alagoano José Maria Tenório (1990, p.17), em seu livro Repensando o Folclore Nordestino: “Folclore são fatos sociais praticados de forma tradicional, espontânea e por imitação, mas de forma conservadora, sempre refratária as atividades efêmeras, aos modismos passageiros, constituindo-se, por isso, fortes núcleos de resistência.”
Vê-se aí, então, a importância do folclore e sua preservação como manifestações que refletem e salvaguardam a identidade de um povo. No Brasil, a tradição folclórica varia de acordo com cada região do país. Em Alagoas festeja-se diversas manifestações folclóricas, a exemplo do Pastoril, do Bumba meu Boi, Quadrilhas Juninas, Coco de Roda, Guerreiro, entre outras manifestações folclóricas que precisam ser preservadas, pois simbolizam a identidade cultural dos alagoanos.
Viva 22 de Agosto, dia Nacional do Folclore !
Nossas reverências à todos os mestres e brincantes, pela passagem desse dia tão importante!
Comentários sobre o post