Nessa sexta-feira, dia 13 de dezembro, comemora-se o DIA NACIONAL DO FORRÓ. A data que também celebra o aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no dia em 13 de dezembro de 1912, reverenciando um dos maiores ícones do Forró, que faleceu , em 02 de agosto de 1989, aos 76 anos de idade.
Foto Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
A luta é grande, em defesa dessa cultura que nos identifica, como povo nordestino. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou o Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, considerando o Forró como um supergêmeo musical, haja vista que o gênero forró abrange diversos outros gêneros musicais, como o coco, baião, xote quadrilha e arrasta-pé.
Foto Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
Recentemente, no dia 07 de novembro de 2023, o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, promulgou a Lei que oficializa o forró como uma manifestação cultural nacional do Brasil reconhecendo o Forró como uma manifestação artística de origem brasileira, justo reconhecimento, haja vista que o forró ´é um gênero musical oriundo dos tambores, foi a junção dos batuques, introduzidos no Brasil pelos africanos, com, a música trazida pelos colonizadores que deram origem ao forró, gênero e movimento cultural genuinamente brasileiro. Brevemente o Forró será consagrado pela União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, esse é um pleito já encaminhado pelo Fórum Nacional do Forró Raiz, do qual faço parte.
Viva o Forró e seus intérpretes !
Comentários sobre o post