Em 1972, Gerson Filho, não mais residia no Rio de Janeiro, pois em 1969, não só trocou a RCA pela Continental, assim como, neste mesmo ano, transferiu-se do Rio de Janeiro para Aracaju aonde se fixou juntamente com Clemilda, ou melhor, com a família. Contudo vale ressaltar que a presente capa da Coleção Oito Baixos Brasileiros foi mais uma homenagem ao Rio de Janeiro cidade que acolheu o artista e o consagrou nacionalmente como o Rei dos 8 Baixos. Também em 1972 devido ao sucesso alcançado foi reeditado mais uma vez o Vol. 1 – Oito Baixos Brasileiro da presente coleção.
Na gravadora Continental nota-se claramente nos primeiros discos que Gerson Filho tem maior liberdade de criação e no Vol. 2 todas as faixas são composições de sua autoria. “Salve Belém do Para” e “Tambores do Amazonas” o primeiro forró e o segundo um baião o artista leva a influência da cultura nortista ao ritmo nordestino a estes dois ritmos nordestino. Quanto ao repertório predomina o forro, mais você vai encontrar ainda quadrilha, xote, baião e rancheira, gênero de origem Argentina que imperava antes do forró nas noites juninas.
É um disco em que todas as faixas são excelentes, tanto para se ouvir num final de tarde, ou para quem aprecia a dança de salão e arranjar um(a) parceiro(a) e cair no salão e dançar até o sol raiar, como se diz aqui no nordeste.
Gerson Filho – Vol. 2 – 8 Baixos Brasileiros – 1972
Musicolor – Continental – 1.04-405-051
- Salve Belém do Pará (Gerson Filho) – Forró
- Vem Cá Boneca (Gerson Filho) – Quadrilha
- Tocando Macio (Gerson Filho) – Rancheira
- Bate Quente (Gerson Filho) – Forró
- Taca Peito Moçada (Gerson Filho) – Forró
- Minha Quadrilha (Gerson Filho) – Quadrilha
- Tambores do Amazonas (Gerson Filho) – Baião
- Massapê (Gerson Filho) – Forró
- Eu Gosto Assim (Gerson Filho) – Forró
- A Noite é Nossa (Gerson Filho) – Forró
- Tô Gostando (Gerson Filho) – Forró
- Vamos Virar (Gerson Filho) – Xótis
Para baixar esse disco. Clique Aqui.
Colaboração de José Lessa – faz parte de sua coleção pessoal. Conversão mp3 O VINIL.
Comentários sobre o post