Esta é CD reúne 20 trabalhos compostos e gravados por Gerson Filho, ou com composições de vários parceiros, que a época já gozavam de grande credibilidade no meio artístico como: os Irmãos Orlando, Salvador Micelli, José S. Pacheco , Ermínio Vale , Santos Rodrigues e Miguel Lima renomado compositor e parceiro de Gonzaga que aliás, gravou muito de seus trabalho, a exemplo DE “Três e Trezentos” em 1958 no disco Chamego, aliás o primeiro de Gonzagão cantando. A composição Três e Trezentos foi gravada em solo de 8 baixos por Gerson, em um 78 RPM originalmente em 1957.
A primeira fase da carreira de Gerson Filho é de sua importância para a Música Popular Nordestina ou como alguns também denomina forró pé de serra. Nesta fase que vai do período de 1953 a 1957 na Gravadora Todeamerica , Gerson Filho iniciou sua carreira apresentando uma modalidade musical que foi a Quadrilha, primeira composição do gênero denominada “Quadrilha na Cidade” de sua autoria, sendo também o primeiro a gravar um baião em sanfona de 8 Baixos “Catingueira do Sertão” . Vale destacar ainda, que neste mesmo ano lança o segundo 78 RPM e apresenta outro gênero inovador, o forró, com a composição “Choveu na Minha Roça”, que compôs aos 12 anos de idade (portanto, em 1937), conforme entrevista concedida ao pesquisador pernambucano José Batista -,em 1969, dois anos antes de seu falecimento. Portanto Gerson foi o responsável pela primeira composição de dois gêneros musicais o “Forró e a Quadrilha”.
Inovador e revolucionário Gerson firmou-se como um músico de seu tempo, solista de 8 baixos, sendo fiel até na afinação de sua sanfona em tom natural, que o tornou seu principal representante, vindo a receber, já na segunda fase de sua carreira, o título do Rei dos Baixos. Como compositor teve seus trabalhos gravados por Luiz Gonzaga, Ari Lobo, Elizeth Cardoso, João Nogueira, Jackson do Pandeiro, Osvaldinho, Fagner, Mastruz com Leite e centenas de sanfoneiro Brasil afora.
Na verdade Gerson só veio a descobrir seu talento ao chegar no Rio de Janeiro , e, ouvindo os programas de rádio, viu que tinha uma capacidade igual ou superior aos sanfoneiros mais famosos da época, foi a partir desta reflexão que comprou uma sanfona e foi a um programa de calouros. Quem teve o mérito de levar Gerson a uma gravadora foi Venâncio e Corumba que o reconheceu em uma parada de ônibus tendo Gerson reclamado da demora e logo fizeram amizade. Primeiro Venâcio e Corumba o convidaram a participar de seus shows nos bailes e circos rio de Janeiro, depois o levaram a Todamerica.
Quem conhece a obra de Gerson Filho sabe da importância desta fase de sua carreira e as composições escolhidas tem um valor histórico deste artista alagoano que como solista ganhou 2 discos de ouro, gravou cerca de 35 Discos em 78 RPM de sebo, as melhores do forró, papas do forró, coletânea de quadrilhas entre outros trabalhos, alguns inéditos.
Quando saiu este CD, já faziam nove anos do seu falecimento e não tenham dúvida que as composições selecionadas são toda imprescindíveis para a história do forró, principalmente para que gosta de ouvir uma música maravilhosa, encantadora e Cheia de magia, retirados deste instrumento com acordes fantástico que o fez elevar este instrumento ao nível de primeira categoria. Por isto, não tenho dúvida em afirmar que Gerson Filho revolucionou a historia da fonografia brasileira, por isso, é considerado um dos “Mestres do Forró” ao lado de Gonzagão, Jackson do Pandeiro.
Colaboração: Everaldo Santana – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Everaldo Santana e Texto José Lessa.
Viva o Rei dos 8 Baixos.
Viva o Forró.
Gerson Filho – Coletânea Selecionadas Todamerica – 2000
Inter Records
01. Choveu na minha roça (Gerson Filho)
02. Maracanã (Gerson Filho)
03. Canaã (Gerson Filho)
04. Catingueira no sertão (Gerson Filho)
05. Frevo maluco (Gerson Filho – Irmãos Orlando)
06. Penera o baixo (Gerson Filho – Miguel Lima)
07. Baião calado (Gerson Filho – Salvador Miceli)
08. Comendo e chorando (Gerson Filho)
09. Quadrilha na roça (Gerson Filho)
10. Quadrilha na cidade (Gerson Filho)
11. Baião da alta roda (Gerson Filho – José S. Pacheco)
12. Choramingando (Gerson Filho)
13. Baião paulista (Gerson Filho – Ermírio Vale)
14. Macaco é Tio Antonio (Gerson Filho)
15. Candonga (Gerson Filho – Miguel Lima)
16. Sete quedas (Gerson Filho – Miguel Lima)
17. Sarita (Santos Rodrigues – B. Toledo)
18. O dia do papai (Gerson Filho)
19. Três e trezentos (Gerson Filho – Miguel Lima)
20. Mangaba (Gerson Filho)
Para baixar este CD. Clique aqui
Comentários sobre o post