Nessa sexta-feira, 02 de agosto de 2022, a Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, que é uma das escolas estaduais que compõem o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada – CEPA, localizado na Av. Fernandes Lima, bairro do Farol, na cidade de Maceió, abriu suas portas para receber o Projeto da Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL, denominado Forró do Povo, é resultado da Emenda Parlamentar 29730004, do Deputado Paulão e tem como objetivo trabalhar a cultura enquanto Direito Fundamental da cidadania e como campo potencial para o desenvolvimento econômico sustentável, conforme preconiza o Plano Nacional de Cultura – PNC .
Foto Karol Lesssa (www.forroalagoano.com.br)
Foi mais uma ação de cunho cultural e pedagógico do Projeto Forró do Povo, que a ASFORRAL vem desenvolvendo nas comunidades e, especialmente, nas escolas, onde além da realização de palestras, proferidas por José Lessa, pesquisador e memorialista, que trata sobre a história e a importância do forró, como manifestação fundamental na construção da identidade alagoana e nordestina, também realiza apresentações musicais.
Foto Karol Lesssa (www.forroalagoano.com.br)
Para realizar as apresentações e interpretações das músicas e ritmos que caracterizam o forró e suas matrizes, como xote, xaxado, coco, arrasta pé e baião, a ASFORRAL levou para a Escola Estadual Prof. Camarino, Elias Moleza e Trio de Forró, que interagiu com os alunos, apresentando os instrumentos que compõe um trio de forró e interpretando os ritmos que compõem o forró e suas matrizes.
Da esquerda para direita: José Lessa, Prof. Humberto Rodas, Naldo Buchudo, Elias Moleza e Pindorama (Foto: Karol Lessa)
A ação desse projeto, que tem entre seus objetivos formação e difusão de agentes culturais no que concerne história e rítmica do forró e suas matrizes, ocorreu na Escola Estadual Prof. Camarino, graças ao apoio do Diretor Humberto Rodas e sua equipe
Comentários sobre o post